Central de Relacionamento: 11 3666-6055

Lugar e o Tributo, O

Propõe um modelo interpretativo para o critério espacial da regra-matriz de incidência tributária. Enuncia os cinco constrangimentos à liberdade de escolha do lugar do tributo, tecendo importantes observações a respeito de cada uma: a distribuição de competências na Constituição da República; a territorialidade; os conceitos de Direito Privado; as normas gerais de direito tributário e os tratados internacionais.


Lucas Galvão de Britto é Mestre e Doutorando em Direito Tributário pela PUC-SP.

Editora: Editora Noeses
Autor(a): Lucas Galvão De Britto
Edição: 1ª Edição - Ano: 2014
Número de Páginas: 250
SKU: 9788583100263

Disponível: Em estoque

Preço: R$95,00

Preço Promocional R$66,50

Descrição

Detalhes

A obra propõe um modelo interpretativo para o critério espacial da regra-matriz de incidência tributária, ou seja, propõe uma reflexão sobre a referência ao espaço na tratativa do fenômeno da incidência tributária. O capítulo primeiro traz precisas noções de Filosofia e de Teoria Geral do Direito, que serviram de premissas para o estudo a que se propôs o autor. O capítulo segundo trata do espaço no Direito para investigar como o legislador lida com os condicionantes de tempo e de espaço. O capítulo terceiro é dedicado à competência, território e lugar no direito tributário. Examina o critério espacial em face do domínio espacial de vigência, referindo-se à dicotomia lugar do fato e lugar no fato. Por fim, enuncia os cinco constrangimentos à liberdade de escolha do lugar do tributo, tecendo importantes observações a respeito de cada uma: a distribuição de competências na Constituição da República; a territorialidade; os conceitos de Direito Privado; as normas gerais de direito tributário e os tratados internacionais.

Lucas Galvão de Britto é natural do Rio Grande do Norte. Mestre e Doutorando em Direito Tributário pela PUC-SP. Professor nos Cursos de Especialização em Direito Tributário da COGEAE/PUC-SP e do IBET Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Advogado em São Paulo. Tradutor da obra de Dardo Scavino, A Filosofia Atual: pensar sem certezas, publicada pela Editora Noeses.