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O ICMS e os conceitos de mercadoria e serviço de comunicação

A obra analisa as mutações nas definições jurídicas de “mercadoria” e de “serviço de comunicação”, partindo de questionamentos como: mercadoria é, nos dias de hoje, coisa móvel corpórea, adquirida para ser objeto de venda ou revenda? Serviço de comunicação se restringe à disponibilização, aos usuários, dos meios e modos necessários para estabelecer uma relação comunicativa? Esses conceitos merecem ser atualizados, por interpretação ou alteração legislativa, face às dramáticas alterações do ambiente socioeconômico verificadas nas últimas décadas? Ou seria melhor alterar todo o modelo de tributação das operações com bens e prestações de serviços?
Trata, com profundidade, dos defeitos na estruturação do ICMS, percorrendo todo seu trajeto evolutivo para apontar a necessidade de adequação dos conceitos utilizados na legislação do imposto, aos dias atuais.


sumário

Editora: Editora Noeses
Autor(a): Luciano Garcia Miguel
Edição: 1ª Edição - Ano: 2019
Número de Páginas: 220
SKU: 9788583101161

Disponível: Em estoque

Preço: R$110,00

Preço Promocional R$88,00

Descrição

Detalhes

Luciano Garcia Miguel é Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC-SP. Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo. Professor dos Cursos de Especialização em Direito Tributário do IBET. Autor da obra “Incidência do ICMS nas Operações de Importação”, publicada pela Noeses em 2013.